NÃO DORMIR BEM DESCONTROLA AS EMOÇÕES.

Parece incrível, mas dormir está se transformando em um luxo do qual nem todos podem usufruir. O sono é uma das dimensões na qual qualquer dificuldade emocional aparece primeiro. Por sua vez, não dormir bem gera diferentes riscos e acentua diversos problemas existentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto normal precisa dormir entre 7 e 8 horas por noite para obter um descanso ótimo, tanto físico quanto mental. Por sua vez, os efeitos de não dormir podem ser muito graves. Entre eles, a OMS alerta sobre um em especial: passar apenas uma noite sem dormir pode provocar a perda de tecido cerebral.

“A felicidade para mim consiste em gozar de boa saúde, dormir sem medo e acordar sem angústia.”
–Françoise Sagan–

Quando as horas de sono não são suficientes ou não se consegue dormir profundamente, a pessoa fica literalmente com os nervos à flor da pele. É frequente que se mostre altamente irritada ou especialmente sensível diante de qualquer tipo de estímulo. Isso ficou comprovado em várias pesquisas a respeito do tema.

Não dormir provoca um “furacão de emoções”

Recentemente foi realizada uma pesquisa sobre o sono na Universidade de Tel Aviv, que em seguida foi publicada na revista Journal of Neuroscience. A pesquisa comprovou que quem não dorme o suficiente percebe e sente a realidade cotidiana de uma forma diferente.

A pesquisa teve por base um grupo de 18 adultos, que receberam um teste depois de uma noite bem dormida e logo outro, depois de uma noite sem dormir. O teste consistia em olhar uma série de imagens que incluíam algumas “emocionalmente positivas” (um ursinho, por exemplo), outras “emocionalmente negativas” (um corpo mutilado) e outras que eram neutras (um talher, uma cadeira, etc.).

Todos os participantes foram monitorados por meio de eletroencefalogramas que permitiam observar a atividade do seu cérebro. A conclusão final foi de que, sem dormir bem, o cérebro dos participantes ficava simplesmente incapaz de diferenciar emocionalmente as imagens. A reação era praticamente a mesma com as imagens positivas, negativas e neutras. Segundo estes cientistas, tudo isto indicaria que existe um descontrole emocional.

Comportamentos irracionais e primários

Outra pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley demostrou que dormir 2 ou mais horas a menos do que o necessário afeta severamente o lóbulo pré-frontal, que é a região que controla as emoções. O resultado disto é que a falta de sono leva a respostas mais irracionais e primitivas.

Matthew Walker, o diretor da pesquisa, apontou que não dormir bem “quebra os mecanismos que nos protegem das doenças mentais”. Acrescentou que o sono restaura os circuitos emocionais e permite enfrentar melhor os desafios da vida cotidiana.

Walker também afirmou que apesar de que popularmente acredita-se que a falta de sono leva a um estado de entorpecimento e passividade, o fato é que acontece justamente o contrário. As pessoas que não dormem não se tornam mais passivas, mas sim 60% mais reativas, ou seja, mais violentas e descontroladas.

O preço de não dormir bem

Dormir de forma deficiente também leva a outros problemas. O equilíbrio emocional fica comprometido e a capacidade de reação diante aos estímulos fica vulnerável. Isto quer dizer que, quando não temos um bom padrão de sono, existe um risco mais alto de sofrer acidentes. Estima-se que dirigir sem ter dormido equivale a dirigir em estado de embriaguez.

Por outro lado, os padrões de pensamento também ficam significativamente alterados pela falta de sono. É muito mais difícil processar a informação que se recebe e tomar decisões. Uma pesquisa apontou que os erros médicos aumentam em 400% no caso de profissionais da saúde que fazem plantões de 24 horas seguidas. Da mesma forma, concluiu-se que quem dorme menos que o necessário pode desenvolver problemas de memória.

Não é apenas o cérebro que fica seriamente afetado pela falta de sono. Não dormir bem também aumenta a probabilidade do organismo começar a sofrer diretamente através de uma doença. Sabe-se, por exemplo, que o sistema imunológico fica prejudicado. Também existem dados que permitem concluir que a falta de sono incide em diabetes, câncer e obesidade.

Dito tudo isso, vale a pena avaliar se você está dormindo de forma adequada. O bom sono é um bem valioso que precisamos cuidar e preservar. Sem sombra de dúvida, constitui um dos grandes pilares da saúde mental.
Fonte: Site A mente é maravilhosa
______________________________________

Visite os anúncios e ajude a custear o Cult Carioca.
Não custa nada.



DEPRESSÃO E SUICÍDIO: DEVEMOS FALAR MAIS SOBRE ISSO - Talita Baldin

DEPRESSÃO E SUICÍDIO: DEVEMOS FALAR MAIS SOBRE ISSO - Talita Baldin
CLIQUE NOS ANÚNCIOS E AJUDE A MANTER O CULT CARIOCA ---- NÃO CUSTA NADA PRA VOCÊ ---

ESTAMOS PROBLEMATIZANDO DEMAIS O QUE COMEMOS? – Juliana Domingos

ESTAMOS PROBLEMATIZANDO DEMAIS O QUE COMEMOS? – Juliana Domingos
CLIQUE NOS ANÚNCIOS E AJUDE A MANTER O CULT CARIOCA ---- NÃO CUSTA NADA PRA VOCÊ ---

A INCONSISTÊNCIA HUMANA - Aldous Huxley

A INCONSISTÊNCIA HUMANA - Aldous Huxley
CLIQUE NOS ANÚNCIOS E AJUDE A MANTER O CULT CARIOCA ---- NÃO CUSTA NADA PRA VOCÊ ---

DESTAQUE

A ÍNDOLE DA MULTIDÃO - Charles Bukowski

  Há suficiente traição, ódio, violência, Absurdo no ser humano comum Para abastecer qualquer exército a qualquer momento. E ...

AGENDA CULTURAL - - - - - - - ................. Cultura faz a gente ser melhor.

AGENDA CULTURAL - - - - - - - .................                     Cultura faz a gente ser melhor.
TEATROS, SHOWS, CINEMAS, MÚSICA, EVENTOS, GASTRONOMIA, EXPOSIÇÕES, MUSEUS, CASAS DE CULTURA E TUDO DE MAIS INTERESSANTE NA VIDA ARTÍSTICA E CULTURAL.