POLÍTICA NÃO É SINÔNIMO DE VOTO - Katia Marques

A política tem um papel fundamental no mundo. Surgiu na Grécia Antiga e muitos foram os fatores que deram origem a ela. A necessidade e a preocupação em administrar as Pólis (cidade-estado) foram alguns desses fatores. Estabelecendo suas bases no mundo grego se espalhou para o restante do mundo com o passar dos séculos, estando presente nos grandes impérios mundiais, como aconteceu com o Império Inca.

Platão viu uma política falha. E para ele, os únicos preparados para governar as cidades seriam os filósofos e os reis.

Aristóteles traçou um novo tipo de política com idéias de participação popular, defendendo que toda a boa política deve direcionar ao bem comum, questionando as formas de governo da época e mostrando seus defeitos. A política se tornou popular graças a Aristóteles, pois segundo ele, ela é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana, dividindo-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na cidade-estado/pólis) e propriamente na política (que se preocupa com a felicidade coletiva).


Várias foram as contribuições de pensamentos e ideologias de mestres como, Nicolau Maquiavel (historiador, poeta, diplomata e musico italiano, fundador do pensamento e da ciência política moderna), Montesquieu (filósofo e escritor francês, um dos grandes filósofos do Iluminismo), Karl Marx (filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista) entre outros nomes importantes.


A política é uma ciência e nos atuais regimes democráticos representa os interesses dos cidadãos, quando os assuntos são públicos. Todos os países têm suas leis e suas formas de escolher os representantes dos seus governos, podendo ser militares, ideológicas e religiosas.

Muitas pessoas não se interessam por política, mas devemos entender que ela  tem extrema importância em uma sociedade, em uma nação. E saber diferenciar a política  (a ciência de governar) da politicagem (quando o poder  político é usado para enganar o povo, tirando proveito próprio disso) é fundamental para se compreender o verdadeiro e real sentido que a política representa no meio de uma comunidade, de uma sociedade e uma nação. Não importa a quantidade de pessoas que ela envolva. O que importa é que ela esteja sendo feita com um objetivo em comum de melhorias e bem estar da população a que ela representa. 

Procurar ficar atentos a quem vai nos governar é o que faz toda a diferença, já que isso afetará diretamente a nossa vida no dia-a-dia, no uso correto do dinheiro dos nossos impostos, que pagamos com o nosso trabalho para a educação, saúde, segurança, transporte e várias outras coisas.

Participar da política não é apenas votar. Não devemos ver o voto como uma obrigação e sim como uma possibilidade de mudar e melhorar questões que prejudicam o bom andamento de uma sociedade. É importante  enxergar o quanto a falta de interesse atinge a cada um de nós. E para mudar essa situação é preciso abrir os olhos para esse problema. É preciso uma mudança de consciência. Querendo ou não a política tem um papel indispensável na vida de cada um e em uma sociedade como um todo. 

Ela é o alicerce em todo nosso meio social. Pois a partir do momento que se tem bons políticos exercendo boas políticas e uma sociedade participativa, nós encontraremos as condições para vivermos sim, estruturados na saúde, na educação, na segurança, com transportes adequados e melhorias significativas  para vivermos e convivermos uns com os outros, com dignidade e respeito.
____________________

TOP 10

SIGA O CULT CARIOCA - - - - - - - - - - - SEJA BEM-VINDO!!