Anúncio

AGORA: O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA


Para mim, nesse momento: estar escrevendo esta coluna. No momento em que você estiver lendo, a coisa mais importante da sua vida será: estar lendo. Sabe por quê? Porque isso é a única coisa que existe - o momento presente. Só podemos viver aquilo que esta acontecendo.

Gosto de consultar um livreto, Meditando com os Anjos, da editora Pensamento. Nele, encontro a mensagem do Anjo do Presente, que diz: “Estejamos aqui e agora. O agora é aqui, nesse momento presente, o único instante no qual tudo pode acontecer ou deixar de acontecer. Estamos prestando atenção? Estamos percebendo neste exato instante o que se passa?... No silêncio fecundo deste momento recebamos o eterno presente da nossa existência. Estou sempre atento e agradecido às dádivas que o presente me traz.”
Trago essa mensagem para refletir, independente de crença ou religião, sobre o poder do agora. O exercício da plena atenção ao momento presente é o melhor remédio contra a ansiedade. A ansiedade é a pré-ocupação com aquilo que está por vir. Enquanto que a depressão é o apego com o passado. O que acontece, então, se estamos atentos ao presente?

Para compreender isso convido você a experimentar. Preste atenção a sua respiração, ao ar que entra e sai das suas narinas. Se você dispersar com pensamentos ou estímulos externos, assim que perceber volte a sua atenção para o ar que entra e sai. Fique assim por alguns minutos.

Isso é estar presente. Colocar toda a nossa atenção onde estamos. É um exercício do aqui e agora. Com a agitação do dia a dia fica difícil estar presente o tempo todo. O que proponho é incluir pequenos momentos de plena atenção a cada dia. Doses homeopáticas de Agora contra ansiedade, depressão e estresse.

O exercício pode ser feito utilizando as atividades comuns do dia. Ler um livro atento a cada palavra, respirando cada vírgula e ponto. Comer atento a cada movimento, sentindo o gosto e percebendo a comida descer pela garganta. Caminhar percebendo nossos pés apoiados no chão.

O simples fato de estar mais atento pode produzir mudanças significativas. Podemos absorver melhor o conteúdo do que lemos. Perceber quando já comemos o suficiente e qual é o limite do nosso corpo. Desacelerar o passo e perceber que não estamos atrasados e que podemos tomar o nosso tempo.
Estar vivendo o agora é estar com os pés no chão. Os pés simbolizam o contato que temos com a realidade. Quanto mais plantados, mais conscientes estamos. Então fiquemos de pé! Estar de pé na vida, significa que estamos aqui. Desta forma, estar presente possibilita viver e desfrutar a nossa existência plenamente. 
Fica aqui um convite para o Agora: respire...
.p/ Lydia Joffily psicóloga
CRP 01/8157

Anúncio

Postagens mais visitadas