Anúncio

AS IMAGENS QUE VEM DAS NUVENS – Pareidolia - Edmir Silveira


O que é Pareidolia
Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.

Mesmo sendo mais comum a pareidolia de imagens, este fenômeno também engloba os sons, fazendo com que uma sequência de ruídos seja interpretada como palavras ou frases com algum significado para o ouvinte.

Por exemplo, em músicas que são reproduzidas ao contrário, muitas pessoas alegam ouvir mensagens que são supostamente consideradas mensagens subliminares, quando na verdade pode não passar de uma simples pareidolia sonora.

Pessoas que alegar ver fantasmas, discos voadores, monstros e outros acontecimentos inexplicáveis, podem ser "vítimas" de uma pareidolia. Vale lembrar que a pareidolia não é uma doença.

De acordo com pesquisadores e estudiosos da mente humana, uma provável explicação para este fenômeno esteja relacionada com a evolução da espécie humana.

A necessidade do ser humano em viver em sociedade para sobreviver, fez com que desenvolvesse essa facilidade em identificar rostos de seus pares.

Pessoas que apresentam níveis altos de sociopatia ou outros distúrbios mentais que afetam as habilidades sociais, apresentam maior dificuldade em identificar pareidolias, ou seja, não conseguem ver rostos ou formas humanas com facilidade em nuvens, manchas, e demais objetos.

Um exemplo de como a pareidolia está presente no cotidiano das pessoas são os populares emoticons. Os desenhos dos emoticons são entendidos pelo cérebro humano como representações de rostos. Estes símbolos utilizados nas comunicações através de mensagens de texto pela internet e celulares, são úteis para transmitir sentimentos e emoções.

O que é Apofenia
Apofenia é o nome dado para um fenômeno cognitivo, quando alguém consegue identificar padrões e significados em coisas aleatórias, vagas e sem nenhum sentido real.

Em suma, a apofenia consiste na ação inconsciente de achar um significado ou chegar à uma conclusão que parte de informações incompletas ou coincidências. É uma tentativa do ser humano de achar um significado para aquilo que desconhece. Pode, por exemplo, levar um indivíduo a acreditar em teorias fantásticas de conspiração.

Para os psicólogos, a apofenia é entendida como um erro de percepção, uma característica que o ser humano desenvolveu ao longo de anos de evolução, tendo inicialmente um papel vital para a sobrevivência da espécie.

Em termos estatísticos, a apofenia pode ser classificada como um Erro do tipo I, ou seja, quando determinada ideia é concluída a partir de hipóteses ou de informações incompletas.

Proposto inicialmente em 1959, pelo neurologista e psiquiatra alemão Klaus Conrad, as apofenias são responsáveis pelo surgimento das superstições, mitos, crenças em atividades paranormais e etc.
Todos os seres humanos apresentam níveis de apofenia – assim como de pareidolia – sendo este fenômeno um limite que pode caminhar para dois aspectos distintos: a paranoia ou a criatividade.

A diferença entre Apofenia e Pareidolia
Entende-se que a pareidolia é um tipo de apofenia, mas num sentido mais restrito.
A pareidolia é um fenômeno psicológico presente em todos os seres humanos, quando estes conseguem identificar imagens ou sons familiares em coisas aleatórias.
Ao contrário da pareidolia, a apofenia vai além da identificação de padrões sonoros ou imagéticos, e está relacionada com todo o tipo de padrões, mesmo com aqueles que são puramente coincidência.
O fenômeno da pareidolia é pessoal, isso significa que mesmo que um indivíduo esteja enxergando um rosto humano numa determinada forma geométrica, outra pessoa pode não ver a mesma imagem.

A pareidolia reflete as crenças de um indivíduo, por isso que as pessoas religiosas alegam ver o rosto de Jesus Cristo em determinados lugares, enquanto os ateus não conseguiria identificar a mesma imagem com facilidade.
Fonte de pesquisas: google
__________________________

Anúncio

Postagens mais visitadas