CARÁTER E CASCA DE BANANA - Mário Sergio Cortella

O que se pensa quando se encontra uma casca de banana jogada numa calçada, na rua, num escorregão?

Ela pode ajudar demais a avaliar o caráter de pessoas. Uma casca de banana atirada é a expressão de uma negligência. Uma casca de banana, que, ao ser encontrada, é ali deixada por alguém, indica alguém que é complacente, que é negligente, que se omite em relação ao que deveria ser feito. 

A retirada de uma casca de banana do chão mostra alguém que é cauteloso e bem-educado.

Uma antiga máxima lembra exatamente isso: “A casca de banana atira o negligente, deixa-lá ali mostra o complacente, e retirá-la mostra o cauteloso”. Uma casca de banana jogada no chão ajuda a entender o caráter das pessoas. Porque aquele que a joga fora é uma pessoa negligente em relação à conduta coletiva.

Aquele que, ao encontrá-la, nada faz, acaba sendo omisso e põe em risco outras pessoas que poderão sofrer uma queda. E quem a retira demonstra um caráter de maior cuidado consigo e com as outras pessoas.

Portando, casca de banana no chão, o que a leva a lá estar, se ali permanece ou dali é retirada, por incrível que pareça, é um indicador ético.
__________________________

O Leblon pré-novelas do Manoel Carlos.
Contos e crônicas.

A Casa Encantada
Contos do Leblon
Edmir Saint-Clair
___________________________________________________________________

.

.
A Casa Encantada - Contos do Leblon - R$2,99

18 EXPRESSÕES RACISTAS QUE VOCÊ USA SEM SABER

18 EXPRESSÕES RACISTAS QUE VOCÊ USA SEM SABER
Entre sutilezas, brincadeiras e aparentes elogios, a violência simbólica se amplia quando expressões como estas são repetidas:

RACISMO AQUI NÃO!

RACISMO AQUI NÃO!

Anúncio

Anúncio