QUEM FOI GALILEU GALILEI? - Thiago Henrique

“Não se pode ensinar nada a um homem;
 só é possível ajudá-lo a encontrar 
a coisa dentro de si.”

Nascido na cidade italiana de Pisa, Galileu Galilei é considerado um dos fundadores da física moderna. Em suas investigações, confirmou ideias contidas na teoria de Copérnico, defendendo, por exemplo, a concepção de que a Terra gira em torno do Sol.

Ao ser advertido pelas autoridades católicas por suas ideias heréticas, Galileu teria comentado que, em se tratando de temas científicos, a Bíblia não era um manual a ser obedecido cegamente. Pode parecer um comentário de alguém não religioso, mas Galileu não apenas era católico como acreditava que suas teorias mais apoiavam do que contrariavam a crença em Deus.

O pioneirismo rebelde de Galileu atraiu a fúria da Inquisição. Em 1633, foi condenado por seus inquisidores, que lhe impuseram a dramática alternativa: ser queimado vivo em uma fogueira ou retratar-se publicamente, renegando suas concepções científicas. Galileu optou por viver e retratou-se perante o tribunal. Permaneceu, entretanto, fiel às suas ideias e, em 1638, quatro anos antes de morrer, publicou clandestinamente mais uma obra que contrariava os dogmas oficiais de sua época.

Na tradição grega aristotélica, para entender uma coisa não era preciso estudá-la experimentalmente. Bastava esforçar-se por compreender como essa coisa existe e funciona, para depois elaborar uma teoria sobre isso. Assim, para grande parte dos pensadores antigos e medievais, observar as coisas, agir sobre a natureza e pensar como matemático eram práticas incompatíveis.

Já Galileu – professor de matemática da Universidade de Pisa – decidiu, de forma inovadora, aplicar a matemática ao estudo experimental da natureza. Desse modo, alcançou grandes realizações, entre as quais :

A elaboração da lei da queda livre dos corpos, segundo a qual a aceleração de um corpo em queda é constante, independentemente de o corpo ser leve ou pesado, grande ou pequeno. A demonstração dessa lei exige condições ideias.

A construção e o aperfeiçoamento de um telescópio, com o qual efetuou observações astronômicas que o levaram a descobrir o relevo montanhoso da Lua, as formas diferentes de Saturno, as fases de Vênus e a existência das manchas solares.

Mas não é apenas por suas descobertas específicas que Galileu merece especial destaque na história das ciências. Uma de suas mais extraordinárias contribuições foi ter assumido uma nova postura de investigação científica, cuja metodologia tinha como base:
  • A observação paciente e minuciosa dos fenômenos naturais.
  • A realização de experimentações para comprovar uma tese. 

Assim, Galileu entrou em cena na história e fez ciência.
______________________

SIGA O CULT CARIOCA - - - - - - - - - - - SEJA BEM-VINDO!!