DESFORRA - Mario Sergio Cortella

A palavra “desforra”, ideia de desagravo, não significa “vingança”. Há várias pessoas que fazem identificação entre esses termos. 

A noção de desforra é quando você se liberta. “Forro”, de onde vem a palavra “alforria”, é aquele que está livre, portando, desforra é quando você se liberta do que te prejudicava, do que provocou algum sofrimento. Desforra é também quando se tem o desagravamento, isto é, em que se perde a gravidade de algo que te agravava, que te atingia.

Nesse ponto de vista, a ideai de desforra não necessariamente se conecta com vingança. Aliás, nem deve. Uma desforra está mais próxima da ideia de justiça, isto é, daquilo que é justo do que realmente algo que seja um troco para prejudicar a outra pessoa.

O jornalista francês Georges Benamou, que cobriu a Revolução Espanhola, em sua obra O caminho da Cruz das Almas, escrever que, “a partir de certa idade, a glória se chama desforra”. Isto é, quando nós, a partir de certa idade, percebemos que estávamos certos de algo e só agora as pessoas passam a entender e reconhecer aquilo.

Portando, esse desagravo, que de certa maneira a idade mais avançada pode trazer, dá, sim, alguma glória, algum gosto, alguma satisfação de ser daquele modo.
 _______________________

SIGA O CULT CARIOCA - - - - - - - - - - - SEJA BEM-VINDO!!