QUEM FOI TALES DE MILETO?

“O universo é feito de água”

Criado em uma época na qual a religião explicava todas as coisas, das guerras aos casamentos infelizes, Tales de Mileto rompeu com o pensamento mitológico e deu o pontapé inicial na filosofia. 

Foi o primeiro a usar o raciocínio puro para explicar as questões do homem e da natureza.

Nascido na colônia de Mileto, atual Turquia, Tales é considerado o responsável por tirar a civilização helênica das trevas intelectuais. A fama ia além das contribuições para a filosofia. 

Em 585 a.C., conseguiu prever um eclipse total do Sol. Sua aptidão para os negócios também era invejável. Certa vez, percebeu que as condições do tempo estavam favoráveis para a colheita e investiu no ramo das azeitonas prevendo que o clima turbinaria uma safra recorde. 

Dito e feito: Tales encheu os bolsos de dinheiro. Porém, o pensador ficou mais conhecido pelo Teorema de Tales, que ele formulou medindo a pirâmide de Quéops, no Egito, utilizando apenas uma estaca e as sombras dela e da pirâmide. 

Hoje, o teorema é fundamental para medições geométricas, utilizado desde a construção civil até a astronomia.

É apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Na filosofia, ele acreditava na existência de uma matéria-prima básica responsável pelo origem do Universo: a água. Em uma de suas frases mais conhecidas, Tales teria dito que “o Universo é feito de água”. Ele observou que, sem água, tudo morria. Logo, ela era a fonte da vida. 

Tales chegou a afirmar que a Terra flutuava sobre um disco de água a partir do qual tudo emergiu. Ironicamente ou não, a sede teria sido um dos motivos da sua morte, aos 78 anos.

Segundo Diógenes Laércio (historiador e biógrafo dos antigos filósofos), Tales se encontrava faleceu de um mal súbito enquanto assistia uma competição de ginástica. 

Segundo contam, Tales sentiu um calor repentino, seguido de uma sede e sensação de fraqueza.

Tales não deixou textos. Tudo o que se sabe sobre ele é baseado na tradição oral e em registros de outros pensadores. Teve uma vida isolada e íntima.
Não cobrava nada de seus discípulos e, humildemente, desafiava outros sábios a contestarem suas ideias.
______________

SIGA O CULT CARIOCA - - - - - - - - - - - SEJA BEM-VINDO!!