A METÁFORA DAS ONDAS NA PRAIA: A TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO

A metáfora das ondas na praia é uma ferramenta usada na terapia de aceitação e compromisso (ACT). Essa corrente dentro da psicologia pertence às terapias de terceira geração. Em um contexto clínico, essa ferramenta serve para minimizar emoções e pensamentos negativos.

Neste artigo, veremos exatamente em que consiste a metáfora das ondas. Além disso, você aprenderá a usá-la no seu dia a dia de forma fácil e simples. Para isso, no entanto, é necessário primeiro entender exatamente em que consiste a terapia de aceitação e compromisso. Vamos nos aprofundar.

O que é ACT?
A terapia de aceitação e compromisso (também conhecida como ACT) é uma abordagem terapêutica desenvolvida nos últimos anos. Surgiu a partir da área cognitivo-comportamental da psicologia. Portanto, considera que os pensamentos têm um enorme poder sobre a maneira como nos sentimos.

No entanto, ao contrário do que acontece na terapia cognitivo-comportamental, a ACT não tenta mudar o que passa pela nossa mente. A ideia principal desta prática clínica é que o que pensamos não tem mais poder do que aquele que lhe damos.

Assim, um dos postulados da terapia de aceitação e compromisso é que os pensamentos e emoções negativas não podem nos prejudicar. Os seus criadores acreditam que eles simplesmente existem. Portanto, se aprendermos a aceitá-los, o nosso sofrimento será muito reduzido.

Para alcançar este objetivo, esta terapia utiliza muitas vezes ferramentas nas quais você precisa usar a sua imaginação. Uma delas é justamente a metáfora das ondas na praia.

Qual é a metáfora das ondas na praia?
Essa ferramenta quer que percebamos que os nossos pensamentos e sentimentos não podem nos ferir. Portanto, é muito indicada para pessoas com ansiedade.

A maneira como funciona é a seguinte: imagine uma grande praia de areia branca. Em sua orla, ondas de todos os tamanhos estão quebrando constantemente. Algumas são pequenas e fazem você querer entrar na água para brincar com elas. Outras, por outro lado, são muito grandes e ameaçadoras. No entanto, quando chegam à orla, todas desaparecem sem causar danos.

Agora, imagine que alguém decidiu lutar contra as ondas. Não faria muito sentido, não é mesmo? Afinal, a água não pode causar nenhum dano à praia. A única coisa que essa pessoa conseguiria seria se cansar e se frustrar.

Bom, nesta metáfora a praia é uma representação da própria pessoa. Como ela, você poderá resistir praticamente a qualquer coisa que aconteça com você. As ondas, que representam os seus pensamentos e emoções, não podem machucá-lo.

É verdade que algumas ondas que quebram na praia são muito assustadoras e podem fazer você se sentir mal momentaneamente. Pode até parecer que elas nunca irão embora. No entanto, no final, todas elas acabam se dissolvendo na areia.

O objetivo da metáfora das ondas na praia é oferecer a possibilidade de considerarmos a aceitação como uma alternativa à necessidade de controle.

Como usar essa ferramenta?
De acordo com a terapia de aceitação e compromisso, nossa mente tem duas partes. Uma delas é responsável por pensar e sentir, e o conteúdo que ela cria pode parecer muito ameaçador. No entanto, a outra parte, o “observador”, nunca poderá ser prejudicada.

A sua mente observadora é como a praia da metáfora. Pensamentos e emoções vêm e vão, mas no final, desaparecerão e apenas a areia permanecerá. Portanto, não faz sentido nos preocuparmos com eles. Para que lutar contra os nossos sentimentos ou pensamentos descontrolados?

A metáfora das ondas na praia pode nos ajudar a nos distanciarmos das nossas criações mentais. Em muitas ocasiões, o nosso sofrimento não vem do que nos acontece. Pelo contrário, surge do que dizemos a nós mesmos. Quando damos muita importância às nossas histórias e preocupações, acabamos passando por momentos muito difíceis.

Está nas suas mãos! Veja o que você diz a si mesmo, observe sem julgar ou se deixar envolver. Os seus pensamentos e emoções não têm mais poder sobre você do que aquele que você lhes dá. No final, as ondas acabam desaparecendo e o mar fica calmo novamente. Pense nisso.

Anúncio

Postagens mais visitadas