CIÊNCIA: QUANDO NÃO SOUBER O QUE FAZER, FAÇA UMA XÍCARA DE CHÁ

 

Há momentos em que perdemos a bússola. Nos sentimos desorientados e não sabemos qual direção tomar. Esses momentos são perigosos porque somos atacados pelo estresse, o que nos leva a tomar decisões precipitadas que poderíamos mais tarde lamentar. Há uma simples "solução": quando você não sabe o que fazer, faça uma xícara de chá.

Tanto na Irlanda quanto em grande parte do Reino Unido, as pessoas preparam chá quando precisam parar. Nos países asiáticos, o chá foi elevado à bebida cult. Sua preparação cerimonial e servir de chá implica uma parada na vida cotidiana para disciplinar a mente e acalmar o coração. Tantas pessoas por tantos séculos não podem estar erradas, então podemos incluir este ritual em nossas vidas para buscar a serenidade que precisamos para tomar melhores decisões.

Chá quente alivia tensões e cria conforto psicológico

Chá quente tem efeitos benéficos em nosso comportamento e humor. É confirmado pela ciência. Um estudo realizado na Universidade de Yale descobriu que simplesmente segurar um copo com uma bebida quente em nossas mãos nos torna mais generosos e abertos, algo que não acontece quando seguramos um copo frio. Também nos faz ver estranhos como pessoas mais quentes, gentis e extrovertidas.

A chave está na associação inconsciente que fazemos entre o calor físico e emocional. Na prática, o calor de uma xícara de chá nos faz sentir mais à vontade, e isso traz nossas barreiras psicológicas, o que nos aproxima dos outros.

Por outro lado, o próprio ritual do chá gera conforto psicológico. Um estudo realizado na Universidade de Harvard descobriu que os rituais que realizamos após experimentar uma perda ajudam a aliviar a dor, enquanto aqueles que realizamos quando nos sentimos estressados nos ajudam a reduzir a ansiedade e consolidar a autoconfiança.

Seguir um ritual para preparar e servir chá também nos permite adotar uma atitude de atenção plena que nos tire dos problemas que nos preocupam. Assim, podemos assumir uma distância psicológica que nos ajudará a ver a situação de uma perspectiva diferente.

Na verdade, a cerimônia de chá nos países asiáticos representa uma parada na vida cotidiana para apreciar a beleza do simples, é um ato tão simples quanto extraordinário que é coberto com grande simbolismo.

Não é coincidência que a cerimônia japonesa de chá, a mais famosa do mundo, bebeu do budismo zen e se desenvolveu como uma prática espiritual transformadora. É um auxílio à meditação para aprender a valorizar as pequenas coisas da vida e abraçar a tranquilidade, a sobriedade e o controle.

Claro, fazer um chá não fará com que os problemas magicamente desejarem, mas pode ajudá-lo a encontrar a paz interior que você precisa para enfrentar as adversidades e tomar melhores decisões. Ele é uma parada no maelstrom de seus pensamentos para que você possa trazer ordem. Se você aprender a desfrutar deste ritual, ele vai ajudá-lo a subtrair uma grande quantidade de estresse do seu dia.

Fonte: Rincon de La Psicologia

_______________________________________________________________________________________________________________________________



_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário

.

.
A Casa Encantada - Contos do Leblon - R$12,99

18 EXPRESSÕES RACISTAS QUE VOCÊ USA SEM SABER

18 EXPRESSÕES RACISTAS QUE VOCÊ USA SEM SABER
Entre sutilezas, brincadeiras e aparentes elogios, a violência simbólica se amplia quando expressões como estas são repetidas:

RACISMO AQUI NÃO!

RACISMO AQUI NÃO!

Anúncio

Anúncio